políticas públicas

Prefeitura de Jaguari adere ao Brasil Amigo da Pessoa Idosa

da redação


Foto: Miguel Monte (Divulgação)
Cátia Siqueira, secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Jaguari

Com 2,3 mil habitantes na faixa da terceira idade, o correspondente a 20% de sua população, o município de Jaguari passa a fazer parte do Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, programa do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com estados e prefeituras. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cátia Siqueira, que, agora, vai focar o trabalho na primeira etapa que é fazer um diagnóstico da população idosa de Jaguari, que já seria maior que a levantada pelo último Censo do IBGE, de 2010.

Agroindústria de produtos coloniais é inaugurada em Formigueiro

- Queremos saber quem é o idoso que nós temos, onde vive, como vive, para que possamos ter um olhar bem amplo. Hoje, nossa população de idosos passa de 20% - diz a secretária, que acredita que a população idosa de Jaguari ultrapassa a faixa de 2,5 mil habitantes. 

Na quarta-feira, a proposta de adesão ao programa federal, firmada em 1º de agosto, foi aprovada pelo Conselho Municipal do Idoso. Depois do levantamento dos dados sobre a população idosa, a prefeitura deverá encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei estabelecendo políticas públicas para esse segmento da população. A secretária acredita que o projeto irá para o Legislativo no início do próximo ano.

Vacinação contra raiva acontece neste sábado em Jaguari

O Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa tem como foco as pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e visa levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população. O programa reúne ações de órgãos governamentais, organizações internacionais e instituições públicas e privadas. Outra etapa do programa é a capacitação dos gestores para aplicação das políticas públicas. 

Conforme a secretária, Jaguari está bem adiantado em termos de políticas públicas para esse segmento da população. O município tem Conselho Municipal do Idoso, um Centro de Referência do Idoso e recentemente firmou parceria com o Asilo dos Idosos Pequena Casa da Divina Providência, garantindo o repasse mensal de R$ 10 mil para que a entidade possa atender com mais qualidade os cerca de 70 abrigados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Parceria entre poder público e iniciativa privada revitaliza ala infantil de hospital em Jaguari Anterior

Parceria entre poder público e iniciativa privada revitaliza ala infantil de hospital em Jaguari

Vacinação contra raiva acontece neste sábado em Jaguari Próximo

Vacinação contra raiva acontece neste sábado em Jaguari

jaguari