Foto: Miguel Monte (Divulgação)
Cátia Siqueira, secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Jaguari
Com 2,3 mil habitantes na faixa da terceira idade, o correspondente a 20% de sua população, o município de Jaguari passa a fazer parte do Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, programa do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com estados e prefeituras. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cátia Siqueira, que, agora, vai focar o trabalho na primeira etapa que é fazer um diagnóstico da população idosa de Jaguari, que já seria maior que a levantada pelo último Censo do IBGE, de 2010.
Agroindústria de produtos coloniais é inaugurada em Formigueiro
- Queremos saber quem é o idoso que nós temos, onde vive, como vive, para que possamos ter um olhar bem amplo. Hoje, nossa população de idosos passa de 20% - diz a secretária, que acredita que a população idosa de Jaguari ultrapassa a faixa de 2,5 mil habitantes.
Na quarta-feira, a proposta de adesão ao programa federal, firmada em 1º de agosto, foi aprovada pelo Conselho Municipal do Idoso. Depois do levantamento dos dados sobre a população idosa, a prefeitura deverá encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei estabelecendo políticas públicas para esse segmento da população. A secretária acredita que o projeto irá para o Legislativo no início do próximo ano.
Vacinação contra raiva acontece neste sábado em Jaguari
O Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa tem como foco as pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e visa levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população. O programa reúne ações de órgãos governamentais, organizações internacionais e instituições públicas e privadas. Outra etapa do programa é a capacitação dos gestores para aplicação das políticas públicas.
Conforme a secretária, Jaguari está bem adiantado em termos de políticas públicas para esse segmento da população. O município tem Conselho Municipal do Idoso, um Centro de Referência do Idoso e recentemente firmou parceria com o Asilo dos Idosos Pequena Casa da Divina Providência, garantindo o repasse mensal de R$ 10 mil para que a entidade possa atender com mais qualidade os cerca de 70 abrigados.